ATENDIMENTO AO CLIENTE
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Olá, estudantes de logística ou
curiosos sobre o assunto! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!!
Hoje vamos falar sobre Atendimento ao
cliente, mas o que ele significa? Bom, parece uma pergunta simples, porém ela
aborda muitos tópicos e vamos tentar ao máximo esclarecer tudo para vocês!
O termo “Atendimento ao cliente” é
definido por duas palavras:
Atender- significa prestar atenção, dar
atenção, estar atento, esperar, servir, escutar e responder, etc.
Cliente-
é aquele que confia seus interesses a uma pessoa (atendente/vendedor).
Então ao juntar as duas definições, temos o começo da
resposta e já deduzimos que o atendimento ao cliente é o atendente/ vendedor
dar atenção, identificar as necessidades do cliente, cuidar da comunicação
verbal e escrita, evitar informações conflitantes, atenuar a burocracia,
cumprir prazos e horários, desenvolver produtos e serviços de qualidade, fazer
uso da empatia, analisar as reclamações e acatar as boas sugestões.
É importante também saber que existe dois tipos de cliente,
interno e externo:
Interno:
é aquele cliente que trabalha com você, que você presta serviço a ele, por
exemplo, o funcionário de uma empresa presta serviço para um líder, que vai
passar seu trabalho para o chefe;
Externo:
é o cliente que compra um produto feito pelo empresário, por exemplo, uma
mulher vai até uma loja comprar roupas.
Agora vamos falar um pouco sobre a comunicação com o
cliente, existe a verbal e a não verbal:
Verbal:
realiza-se oralmente ou por meio da escrita, por exemplo, a oral é dar
instruções, entrevistar alguém, informar. Já a escrita é os memorados ou
relatórios;
Não verbal:
realiza-se por meio de gestos e expressões faciais e corporais que podem
reforçar ou contradizer o que está sendo dito, por exemplo, incorporar o uso do
corpo, os gestos, a voz, etc.
Para o processo de comunicação são utilizados cinco
elementos:
1°: Emissor- a pessoa que
manda a mensagem;
2°: Receptor- a pessoa
que recebe a mensagem;
3°: Mensagem- informação
que está sendo passada do emissor para o receptor;
4°: Canal- meio onde a
mensagem foi enviada;
5°: Ruídos- “obstáculos”
que dificulta o envio da mensagem.
Além dos ruídos que dificulta o contato do emissor com o
receptor, temos também as barreiras:
Emissor: Dificuldade de
expressão; timidez, medo de expressar opinião; escolha inadequada do receptor;
escolha inadequada do momento/local; escolha inadequada do meio; suposições;
excesso de intermediários.
Recepção: Atitude de
pouco interesse pelo outro; falta de incentivo para o outro expressar suas
ideias; preocupação; distração; comportamento defensivo; competição de
mensagens; atribuições de propósitos.
Para um melhor entendimento no assunto,
em uma aula de Técnicas de Planejamento Empresarial, nós (Gabriela e Isaias)
com mais três amigas da escola (Ana, Isabela e Julia), realizamos uma atividade
demonstrando situações negativas e positivas envolvendo o atendimento aos
clientes.
Na situação negativa, o grupo pensou em desenvolver um conflito interno
e externo ao mesmo tempo. A chefe da Caterpillar liga para a chefe da Painco se
queixando do atraso de uma peça que deveria ter sido entrega a dias atrás,
então a chefe da Caterpillar comunica seus funcionários sobre a reclamação para
identificar em qual setor ocorreu o problema da peça não ter sido enviada no
prazo certo. Segue o link do vídeo gravado por nós, para vocês compreender
melhor o enredo da história: https://youtu.be/nIIGFWqAADY.
Já na situação positiva, foi encenado um casal e sua filha que desejam
comprar um terno para o pai e são recepcionadas de uma maneira que os deixam
satisfeitos. Segue o link do vídeo gravado por nós, para vocês compreender
melhor o enredo da história: https://youtu.be/4y6oE_W65KE.
Esperamos que tenham gostado do
desenvolvimento desse post e que tenham entendido todo o processo do
atendimento ao cliente. Um beijo e até a próxima.
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