FORMULÁRIO, PROTOCOLO E ARQUIVO
Olá, estudantes de logística ou curiosos sobre o
assunto! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!!
Hoje vamos falar sobre formulários, protocolos e arquivos.
- FORMULÁRIOS
Bom, todos nós já preenchemos um, não é mesmo? Mas vocês sabem
a definição dele e quais os tipos? Se sua resposta for “NÃO” você está no lugar
certo. Vamos começar pelo o que ele é, um formulário é um documento
pré-preenchido que será coletado e armazenado os dados.
O documento pode ser
expressado de várias formas, como:
·
Planos;
·
Contínuos;
·
Eletrônicos;
·
Fichas.
Os mais utilizados são os formulários digitais e o físico.
FORMULÁRIO DIGITAL
FORMULÁRIO FÍSICO
Os tipos mais utilizados pelo RH são:
·
Vale Alimentação;
·
Check List;
·
Imposto de renda;
·
Plano de saúde;
·
Planos odontológicos.
- PROTOCOLOS
São regras e procedimentos que possibilitam a comunicação. Considerando duas pessoas, o protocolo seria o conjunto de regras e procedimentos que permite a comunicação entre essas duas pessoas, ou seja, essas regras ou protocolos seria a própria linguagem - o português.
Segue abaixo um exemplo de protocolo numa empresa de correspondência:
RECEBIMENTO DE → ABERTURA: CLASSIFICAÇÃO, → DISTRIBUIÇÃO PARA
CORRESPONDÊNCIA DIGITALIZAÇÃO E PROTOCOLO O ÓRGÃO DE DESTINO
Os protocolos tem a função de ser uma ferramenta gerencial de procedimentos, registro e controle de tramitação de documentos e informações.
Existe também o protocolo em informatica que vai ser, basicamente, uma convenção que controla e possibilita uma conexão e transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Protocolo de emissão de passaporte
- ARQUIVOS:
É um conjunto orgânico de documentos, independente da sua data, forma e suporte material, produzidos ou recebidos por uma pessoa jurídica, singular ou coletiva, por um organismo ou privado, no exercício da sua atividade e conservados a titulo de prova ou informação.
Temos 3 tipos de arquivos:
- ATIVO: Mantém arquivados os documentos e papeis de uso, consulta e referencia constantes e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão;
- INATIVO: Guarda documentos e papeis que oferecem menor frequência de uso, consulta ou referencia;
- MORTO: Armazena
documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas.
Principais tipos de arquivamento:
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